sábado, 20 de outubro de 2007

Cruzar de linhas

Num dia radiante como o de hoje só podia aproveitar para falar de uma grande paixão... o ponto cruz.

Tal como a maioria das coisas que faço, foi pela a curiosidade e a vontade de ver as minhas mãos a criar que cheguei ao ponto cruz.
Deveria ter 10 anos quando saiu, no quiosque perto de casa, a primeira edição da colecção é tão fácil (muito conhecida, e que julgo ter voltado a sair não há muito tempo). Depois de folhear aquelas pouquicimas folhas, disse à minha mãe que queria fazer um dos desenhos que lá estavam (uns carrinhos de bebé, algo simples que me achei capaz de fazer, embora nunca tivesse visto ninguém fazer ponto cruz). A minha mãe, que nunca foi muito dedicada às artes e aos trabalhos manuais, e adora (ainda hoje) a minha vontade de experimentar e de fazer de tudo um pouco - ou seja, de aprender, não me faz esperar. Levou-me, com a folha do gráfico à retrosaria mais perto. A senhora vendeu-nos agulhas, linhas e barra de quadrilé rosa. Foi só chegar a casa e começar a trabalhar.
É claro que a perfeição não existia, ainda mais com os nós que fazia para prender a linha... mas aos poucos fui tendo umas dicas. No fim do conjunto de barras, que acabei por fazer para aplicar num conjunto de toalhas, já sabia como rematar, que os pontos deveriam ter todo o mesmo sentido, e que não podia andar com a linha de um lado para o outro, pois a parte de traz também devia ser perfeita.



[Na imagem - Os meus primeiros pontos, e uma toalha com umas patinhos que fiz mais tarde (o último conjunto de toalhas a que me dediquei e que acho que ainda não terminei o conjunto - para desgosto da minha mãe) =P]

E pronto, foi assim que nasceu esta paixão, por algo que me fascina realmente, não só fazer mas também ver.=)
Outras barrinhas e/ou toalhas que fui fazendo e, mais tarde, umas coisinhas que oferecia...claro! =P

Aqui estão dois dos trabalhos que ofereci, um à minha amiga Li e outro ao meu pai (Benfiquista dos pés à cabeça :P).
Penso que são os maiores que fiz - não sou tão dotada como gostaria para me atrever a fazer lindos e gigantes quadros.
O primeiro, do Académica de Coimbra, tem a particularidade de ter sido eu - com as minhas folhas de caderno quadriculado - a fazer o gráfico (tinha 12 ou 13 anos).

E o segundo, do Benfica, por ser tão grande e complicado foi feito por partes para mim, foi feito nas férias grandes... o que fez com que só o terminasse 2 ou 3 anos depois (coitadinho do papá, que não via o seu quadro terminado).




Infelizmente, por ser algo mais demorado que outras técnicas, fui deixando de ter tempo para a fazer. Neste momento morro de saudades destas cruzinhas que me cativaram, pois há anos que não faço ponto cruz, e por isso vou-me deleitando a ver o trabalho dos outros. ;)

Por agora, tenho dois projectos em stand by. Comprei-os na Exposição Stitch & Craft 2007, em Londres, onde tive o prazer de ir este ano... e claro, numa exposição enorme, onde o ponto cruz (e outras artes) nos rodeiam, é dificil resistir!!!=)
Aqui estão eles à minha espera, e eu à espera de coragem... ;P



E com eles, e com esta vontade de os fazer, me despeço por hoje... - São lindos, não são?!!!


***=)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails