segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Momentos Culturais da Semana I

Infelizmente, há cerca de um ano para cá, cada vez tem sido menor o tempo que dedico à leitura. Esse afastamento às letras que tanto amo não foi intencional, muito pelo contrário, são muitas as saudades que tenho deste hábito que fez parte do meu dia-a-dia (literalmente) durante muitos anos.
Não era estranho encontrar-me a caminhar cidade fora, de livro em punho, olhar pregado e pés num andar automático, quase adivinhando o caminho, para não perder uma única palavra.

De momento tenho seis livros na mesa de cabeceira, à espera de atenção...um deles com a leitura a arrastar-se desde o ano passado, em que só li dois livros e grande parte (shame on me).
A mudança de casa no início do ano, e mais tarde a partilha do espaço e tempo com o namorido, foram, talvez, razões que levaram a que diminuísse o meu tempo de leitura – embora nada disto sirva de desculpa, eu sei!

No entanto, a verdade é que em compensação dupliquei, ou talvez até tenha triplicado, o tempo que passo a ver filmes, o que também adoro.


E porque gosto de falar do que vejo e leio, decidi abrir uma rubrica com os Momentos Culturais da Semana. Onde provavelmente falarei mais dos filmes que vi, mas também poderão surgir livros, peças de teatro...e afins.


Para começar, dou-vos a conhecer o que vi a semana passada.


Sininho - O Segredo das Asas - Animação


Cá por casa gostamos muito de desenhos animados, não importa se é para crianças. Divertimo-nos e vivemos sempre momentos de ternura.

Este filme foi isso mesmo. Rodeada de imagens lindas, a pequena Sininho, fadinha rebelde, leva-nos com ela a descobrir dois mundos, o seu, das estações quentes, e o do Inverno, onde ela não deveria entrar. Mas a curiosidade transporta-a numa aventura, e ela leva-nos com ela.
Gostei muito da história, das imagens e da mensagem amor e entreajuda.

Este é o segundo filme que vejo da Sininho, e acho que para conhecer melhor o contexto desta história foi importante ter visto o primeiro filme Sininho (Tinkerbell).


- - - - - - -


O Impossivel - Drama

Assim que me falaram deste filme não descansei enquanto não o vi. 
É impressionante ver as imagens de algo que aconteceu realmente, uma tragédia que levou centenas de vidas e que nos faz sentir na pela um pouco daquilo que nem imaginamos viver. Eu senti algum medo, confesso,  vivo no Algarve e o mar está bem perto. É difícil não nos perguntar-nos...e se fosse connosco?
E impressionante é, também, ver a busca desta família, por se reencontrar, num mar de destroços materiais e humanos, guiados por mais nada se não a esperança...de alcançar aquilo que parece impossível .. E saber que tudo isto foi real... 
Há quem ache, segundo li, que este filme não passa de uma tentativa de ganhar dinheiro à custa de uma tragédia...pois na minha opinião, às vezes são precisos filmes como este para não nos esquecermos - ou para nos lembrarmos - de dar valor a quem amamos e aos que nos amam.

- - - - - - -



Corrigindo Beethoven - Drama
Há imenso tempo que pensava ver este filme, mas acaba sempre por me esquecer. Quando o D. viu na casa de um amigo e decidiu trazê-lo, decidi que era dessa que ia finalmente tirá-lo da minha lista.
Gostei. Não esperava nada em concreto, até porque não vi o trailer, apenas ouvi a minha prima A. mencioná-lo vezes sem conta, à procura de quem já o tivesse visto. 
Foi interessante ver a personagem Beethoven, e tentar perceber um pouco quem foi este génio da música, surdo e de mau feitio, mas no fundo, com bom coração. Tentar compreender como funciona a sua mente e compadecer-se da dor provocada por um amor que tem a um sobrinho que não o estima e da solidão que vive,naquele silêncio, porque ser génio pode ser uma maldição e não apenas um dom.
E depois....ficar deslumbrada, a vê-lo escrever na pauta, como se do alfabeto se tratasse, a ver nascer as suas sinfonias arrebatadoras, e a ficar deliciada com elas e magoada, porque ele, que as cria, não as pode ouvir. Que Deus injusto...poder-se-ia dizer. Não admira que ele tenha tido um sentido tão próprio de Deus.

- - - - - - -



Os Miseráveis - Musical 
Eu quase tive para não ver este filme...A verdade é que o "Fantasma da Ópera" traumatizou-me em matéria de musicais... Pois bem...a conclusão final é, ainda bem que o vi, mas uma vez chega, obrigada!
Eu gosto de musica nos filmes, eu até adoro que as personagens cantem, e houve neste filme momentos extraordinários em que o momento musical fez todo o sentido e até me arrepiou. No entanto para mim é demais um filme totalmente a cantar. Não sei explicar...é demais e passado um bocado já estou a soprar sem paciência para aquilo. Além disso, não gostei da parte "cómica" do filme (ou não fosse a comédia o estilo que menos apreciu a seguir ao terror), e achei caracterização das personagens "cómicas" demasiado à Tim Burton, o que a meu ver não se enquadrou tão bem no filme (embora eu goste bastante de Tim Burton).
Mas a história, essa vale bem a pena. Um homem bom, condenado a vinte anos de cadeia por roubar um pouco de pão para alimentar uma criança, leva uma vida de fugitivo mesmo quando estende a mão ao próximo, constantemente, apenas porque o seu cadastro será sempre o de um ladrão. O amor e a luta pela liberdade, deste homem e da França... não sei descrever, posso apenas dizer, que a cena final, ao som desta música, pos-me a chorar no final do filme.


- - - - - - -




Seis Sessões - Comédia Dramática
Os filmes baseados em histórias reais, regra geral, despertam-me a atenção e a curiosidade.
Por isso quando vi o trailer deste filme fiquei de antenas ligadas.
A história de um homem que sofre de Poliomielite, uma doença que o tornou incapacitado, e que decide descobrir o que é o sexo, através de terapias para o efeito, não foi o filme mais interessante, nem o que mais me tocou ao longo da semana, mas ainda assim, é um filme que não nos deixa indiferentes.

4 comentários:

modascoloridas disse...

Olá Verónica..
Obrigada pelo comentário..então sempre fazemos a troquinha?? Nunca mais disseste nada
Beijinhos

Neuza

gatapreta artesanato disse...

Olá!
Obrigada pelos comentários!
:)

Bom fim-de-semana cheio de momentos culturais!
Cláudia

♥ Nia disse...

Adoro a Sininho =) E por aqui também somos autênticos fãs de BD :D

Rita disse...

Ola:) Andava atrasada na leitura de alguns blogs mas cá estou eu para me redimir:)
Eu tb adorooo ler e é raro o dia e que me deito sem ler qq coisa....tenho spre um livro na mesinha cabeceira( neste momento até tenho 3) e nem que me deite às tantas devido a isso (e qse spre acontece) tento spre ler...faz-me mm falta. Nos primeiros meses dps do Gui nascer foi dificil voltar a ler...até pq ele estava no meu quarto e nao podia ja ter a luz acesa, mas assim que o mudei de quarto, voltei as minhas leituras:)

Quanto aos filmes...tb n sou fã de musicais e como já me falaram menos bem desse dos Miseraveis, não o irei ver. Até pq o meu tempo para tal é tão pouco que tenho de tentar escolher bem:)
O Impossivel vi a apresentar noutro dia no cinema (tinha sido a 2a vez q tinha voltado ao cinema em 1 ano:/) e disse que o tinha de ver. Ainda não consegui mas é a minha prioridade:)

beijinhos e desculpa o testamento;)

Related Posts with Thumbnails